Um dos sintomas mais comuns de qualquer tipo de sinusite é a dor, e a localização depende do seio que é afetado. Os seios são designados em função dos ossos que os contêm.
Se você tiver dor na área da testa, o problema reside em seus seios frontais (acima dos olhos, na área da testa).
Experimentando dor entre os olhos, às vezes com inchaço das pálpebras e tecidos ao redor dos olhos, e sensibilidade quando toca os lados do nariz, pode significar sinusite em desenvolveram nos seios etmoidais (logo atrás da ponta do nariz, entre os olhos).
Dor no maxilar superior e dentes, com as bochechas afetadas, pode significar que seus seios maxilares (cada maçã do rosto) estão envolvidos.
Dor no pescoço, com dores de ouvido e dores profundas no topo de sua cabeça pode ser um sinal de que seus seios esfenoidais estão envolvidos (embora esses seios sejam afetados com menos frequência).
A maioria das pessoas com sinusite apresenta dor ou sensibilidade em vários lugares e os sintomas geralmente não indicam claramente que seios estão inflamados. A dor não é tão comum em sinusite crônica como em casos agudos de sinusite.
Além da dor, as pessoas que apresentam sinusite (aguda ou crônica) muitas vezes têm secreções nasais espessas que podem ser brancas, amareladas, esverdeadas ou tingidas de sangue. Às vezes estas secreções drenam na parte de trás da garganta e são difíceis de limpar. Isto é referido como escorrência "pós-nasal". Além disso, casos de sinusite aguda e crônica são geralmente acompanhados de um nariz entupido, bem como um sentimento geral de plenitude sobre todo o rosto.
Os sintomas menos comuns de sinusite (aguda ou crônica) podem incluir cansaço, diminuição do olfato, tosse, que pode ser pior à noite, dor de garganta, mau hálito e febre.
Em ocasiões muito raras, sinusite aguda pode resultar em infeção cerebral e outras complicações graves.
Porque o seu nariz pode ficar entupido ou congestionado quando você tem uma condição como o resfriado comum, você pode confundir congestão nasal simples com sinusite. Um resfriado geralmente dura cerca de 7 a 14 dias e desaparece sem tratamento. A sinusite aguda geralmente dura mais tempo e normalmente provoca sintomas mais graves e persistentes do que um resfriado.