Causas, sintomas e tratamento da sinusite e rinossinusite. Detalhamos os tipos de sinusite infecciosa, alérgica e traumática, sinusite aguda, sub-aguda, crônica e aguda recorrente. Abordamos os tratamentos naturais, médicos e alternativos.


quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Tratamento caseiro da sinusite

A sinusite está associada a um processo infeccioso, é conhecida como uma inflamação dos seios paranasais que são formados por cavidades aeradas que fazem parte do nariz e se desenvolvem pelo osso da face.
A sinusite pode ser causada por diversos fatores dentre eles estão: gripe, alergia, desvio do septo nasal, condições climáticas alteradas e pode ser dividida em diversas etapas:
Sinusite Infecciosa: suas características são de dor na região do seio da face, secreção purulenta e febre.
Sinusite Alérgica: apresentam dor no seio da face, febre, com todos os sintomas comuns de uma alergia e espirros.
Sinusite Traumática: causada por lugares com pouca pressão, causa dores musculares e pouca obstrução nasal.
Sinusite Crônica: mucosa fica espessa e fibrosa.
Para esses tipos de sinusites temos também diversos tipos de tratamentos uns estão associados a exames físicos com radiografias, tomografia, exames computadorizados e não podemos esquecer também dos tratamentos caseiros, mais esses tratamentos aliviam os sintomas, mas lembrando que não são totalmente de segurança.
Alguns tratamentos caseiros mais indicados para o tratamento da sinusite são: com o uso de água morna filtrada, mistura-se um pouco de sal de cozinha,em seguida já na pia com a cabeça abaixada tampe uma das narinas e aspire rapidamente à água morna salgada e em seguida cuspa,repita a mesma operação com a outra narina, é recomendável fazer três vezes ao dia, esse remédio caseiro irá aos poucos dissolver a secreção cristalizada nos seios nasais. Com o tempo você começa a expelir as secreções pelo nariz, verificando os resultados, mais caso você tenha outras lesões relacionadas com os seios da face, não utilize nenhum medicamento sem a consulta de um especialista.
Essa receita caseira já foi utilizada por médicos alemães que verificaram respostas. Mas lembre, antes de tomar qualquer iniciativa sobre doenças, primeiramente consulte seu médico, ou seja, um especialista da área.

Índice dos artigos relativos a Sinusite