Causas, sintomas e tratamento da sinusite e rinossinusite. Detalhamos os tipos de sinusite infecciosa, alérgica e traumática, sinusite aguda, sub-aguda, crônica e aguda recorrente. Abordamos os tratamentos naturais, médicos e alternativos.


quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Sinusite alérgica

A sinusite alérgica pode estar relacionada a ambientes com mofo, poeira, pólen das flores, cheiro de fumaça de cigarro ou de produtos químicos, perfume ou outros alérgenos, é fundamental procurar atendimento médico para identificar qual alérgeno causa a alergia para indicar o tratamento adequado e reduzir os sintomas.
O diagnóstico é baseado na avaliação e no exame físico feitos pelo médico, pois a mucosa das narinas mostra-se avermelha irritada e que aumentam seu tamanho, incluindo a região do septo nasal e os cornetos, o médico observa também a presença de secreção nasal que é geralmente de aspecto purulento e a face pode estar dolorosa á palpação feita pelo médico, em alguns casos é necessário a radiografia dos seios da face para indicar o tratamento.
Alguns cuidados ajudam a reduzir os sintomas, pois você deve lavar bem o nariz com soro fisiológico, beber dois litros de água por dia para manter o corpo hidratado, usar descongestionantes nasais e inalar o vapor de água quente com algumas flores de camomila, o ideal é colocar um litro de água para ferver e quando estiver levantando bolhas desligue o fogo e coloque a água quente em um recipiente, acrescente algumas folhas de camomila e inale o ar, esse procedimento ajuda a descongestionar o nariz, melhorando a respiração.
Índice dos artigos relativos a Sinusite