Causas, sintomas e tratamento da sinusite e rinossinusite. Detalhamos os tipos de sinusite infecciosa, alérgica e traumática, sinusite aguda, sub-aguda, crônica e aguda recorrente. Abordamos os tratamentos naturais, médicos e alternativos.


quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Antibioticoterapia na Sinusite Aguda

A sinusite aguda, na grande maioria dos casos, responde ao tratamento clínico adequado; difícil é definir se uma sinusite aguda é bacteriana ou viral, já que a antibioticoterapia é indicada apenas para a sinusite bacteriana.
O tratamento antimicrobiano da sinusite aguda deve ser sempre eficaz contra S.pneumoniae e H.influenzae; como antibiótico de primeira escolha, para tratar infecções leves ou moderadas, a amoxicilina pode ser administrada por sete a dez dias. Nesses casos, poderia utilizar-se também a combinação trimetoprimasulfametoxazol, tendo em vista seu baixo custo e fácil administração, embora a escolha do antibiótico na sinusite aguda deva sempre levar em conta a resistência bacteriana regional.
Nos casos de falha terapêutica com antibiótico de primeira escolha ou quando de infecções sinusais mais graves ou recorrentes, com uso recente de antibiótico, as opções passam a ser amoxicilina em altas doses (80 a 90 mg/kg/dia), amoxicilina-clavulanato, cefalosporinas de segunda e terceira geração por via oral (axetil-cefuroxima, cefaclor, cefprozil, cefuroxima, cefpodoxima), por 10 a 14 dias de administração. Também como alternativas podem-se prescrever os macrolídeos (azitromicina e claritromicina) e, em situações especiais, o cloranfenicol.
Índice dos artigos relativos a Sinusite