Causas, sintomas e tratamento da sinusite e rinossinusite. Detalhamos os tipos de sinusite infecciosa, alérgica e traumática, sinusite aguda, sub-aguda, crônica e aguda recorrente. Abordamos os tratamentos naturais, médicos e alternativos.


sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Definição de sinusite, suas causas e sintomas

A sinusite é uma inflamação dos seios perinasais provocada por uma alergia ou uma infecção viral, bacteriana ou fúngica.
A sinusite pode aparecer em qualquer dos quatro grupos de seios: maxilares, etmoidais, frontais ou esfenoidais.

Causas
A sinusite pode ser aguda (de curta duração) ou crônica (duradoura). A sinusite aguda pode ser causada por bactérias e costuma desenvolver-se depois de uma infecção viral dos canais respiratórios superiores, como a congestão comum. Em certos casos, a sinusite crônica dos seios maxilares pode ser consequência de uma infecção dentária.
Durante uma congestão, a membrana mucosa inflamada da cavidade nasal tem tendência a bloquear as aberturas dos seios. Quando isto acontece, o ar dos seios é absorvido pela corrente sanguínea e a pressão dentro dos mesmos baixa, produzindo uma pressão negativa que se torna dolorosa (uma doença conhecida como sinusite por vácuo). Se o vácuo persistir, entra líquido nos seios e enche-os, criando um terreno fértil para as bactérias. Então, os glóbulos brancos e mais líquido entram nos seios para combater as bactérias e este fluxo aumenta a pressão e provoca mais dor.

Sintomas
A sinusite aguda e a crônica provocam sintomas semelhantes, como a dor e a inflamação nos seios afetados, mas os sintomas precisos dependem de qual deles tiver sido afetado. Por exemplo, a sinusite maxilar provoca dor nas maçãs do rosto, mesmo por baixo dos olhos, dor de dentes e cefaléia. A sinusite frontal provoca uma dor de cabeça localizada por cima da fronte. A sinusite etmoidal provoca dor por trás e entre os olhos, além de uma dor de cabeça muito intensa que se localiza por cima da testa. A dor que a sinusite esfenoidal provoca não se localiza em áreas definidas e pode sentir-se tanto na parte frontal como na posterior da cabeça.
A pessoa também pode sentir um mal-estar geral (indisposição). A febre e os calafrios indicam que a infecção se propagou para além dos seios. A membrana mucosa nasal fica vermelha e inflama-se e pode sair do nariz pus de cor amarela ou esverdeada.


Conheça a classificação da sinusite.
Saiba como prevenir a sinusite.
Aceda a toda a matéria relevante relativa a sinusite.
Índice dos artigos relativos a Sinusite