Causas, sintomas e tratamento da sinusite e rinossinusite. Detalhamos os tipos de sinusite infecciosa, alérgica e traumática, sinusite aguda, sub-aguda, crônica e aguda recorrente. Abordamos os tratamentos naturais, médicos e alternativos.


domingo, 17 de agosto de 2014

Quais as causas da sinusite

Os seios paranasais, como o interior de seu nariz, são revestidos com uma fina camada de tecido chamada de membrana mucosa, que produz muco. Esse muco flui para fora através das aberturas dos seios paranasais e nariz. Quando essas aberturas ficam bloqueadas, seus seios são afetados.
Tudo o que provoca inchaço no nariz, incluindo um frio; uma condição alérgica, como a febre do feno; ou uma reação a algum produto químico ao qual você ficou exposto, podem bloquear as aberturas entre os seios paranasais e nariz. O bloqueio faz com que o ar e muco fiquem presos dentro dos seios, podendo causar dor e muco espesso.
A dor de um ataque de sinusite surge porque o ar preso e o muco exercem pressão sobre a membrana mucosa dos seios e parede óssea por trás deles. Além disso, quando uma membrana incha na abertura de um dos seios paranasais, impede o ar de entrar nos seios, o que pode criar um vácuo que provoca dor.
O muco engrossa porque perde o seu teor de água, uma vez que fica preso dentro dos seios por um longo tempo. Além disso, a inflamação leva a que materiais adicionais sejam segregadas para o muco, causando espessamento.

Índice dos artigos relativos a Sinusite